Uma operação da Polícia Federal está investigando supostos crimes eleitorais ocorridos na eleição de 2024 no município de Cruz do Espírito Santo, na Grande João Pessoa. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (17).
Segundo a Polícia Federal, a operação cumpriu mandados da 3ª Zona Eleitoral em Santa Rita, no contexto da operação Madeira de Lei. Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.
Os investigados são suspeitos de dar, oferecer, prometer ou receber, para si ou para outra pessoa, qualquer vantagem, como dinheiro, bens ou favores, em troca de votos.
“De acordo com a legislação, não é necessário que a vantagem seja efetivamente entregue ou recebida para configurar o crime. A simples promessa já caracteriza a corrupção eleitoral. Essa prática é punida com reclusão de um a quatro anos, além do pagamento de multa que pode variar de cinco a quinze dias-multa”, informou a Polícia Federal.
Ainda segundo a Polícia Federal, as investigações vão continuar, com análise do material apreendido e consequentes diligências, no intento de reunir elementos de informação a respeito da prática do crime e todos os seus envolvidos.