Uma força-tarefa envolvendo o Corpo de Bombeiros e voluntários tenta apagar um incêndio no entorno do Parque Nacional Serra de Teixeira, no Sertão paraibano. Os focos de incêndio começaram no dia 13 deste mês e persistem até esta quinta-feira (18).
As chamas estão concentradas na região de São José do Bonfim, especificamente na Serra do Cruzeiro.
O local onde está concentrado o maior número de focos de incêndio é a Serra do Cruzeiro, que possui cerca de 4 mil metros quadrados. O Corpo de Bombeiros vem usando, na operação, os sopradores que foram doados pela Semas, garantindo mais eficácia no combate aos focos de incêndio.
Segundo o delegado Claudinor Lúcio, indícios apontam para ação criminosa como causa do incêndio. “Temos vários pontos que demonstram a ação humana no início deste incêndio. Vamos investigar minuciosamente e tomar todas as medidas cabíveis para que os responsáveis sejam identificados e punidos”, declarou o delegado.
O Parque Nacional da Serra do Teixeira é o primeiro parque nacional da Paraíba, criado oficialmente em 5 de junho de 2023. Com uma área de 61.095 hectares, abrange 12 municípios do Sertão paraibano.
A unidade de conservação tem como objetivo principal preservar importantes remanescentes do bioma Caatinga e proteger sítios geográficos de relevância, destacando-se o Pico do Jabre, localizado no município de Maturéia e considerado o ponto mais alto do estado.
Além da preservação da fauna e flora locais, o parque tem como finalidade promover o turismo ecológico e atividades recreativas em contato com a natureza.