Uma operação que reuniu diversas forças de segurança combateu, na manhã desta quinta-feira (18), uma organização criminosa que atua em todo o estado e gerencia locais de tráfico. A operação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, de mandados de prisão preventiva e sequestro de bens e valores.
A operação contou com mais de 70 policiais das seguintes forças: Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Penal Federal, além de demais órgãos parceiros.
Os policiais cumpriram os mandados, expedidos pela 1ª Vara Regional de Garantias da Comarca da Capital, nos municípios paraibanos de Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Santa Rita e Sertãozinho, além de Campo Grande-MS.
Segundo a Polícia Federal, a operação, chamada Stakeholders II, teve como foco desarticular três núcleos estratégicos de facção criminosa: o financeiro, o administrativo e o de comando.
“As investigações identificaram que a facção mantinha um sofisticado sistema de arrecadação ilícita (“caixinhas”), por meio de contas bancárias e chaves PIX em nome de terceiros, utilizado para compra de armas, custeio logístico e manutenção de membros presos. Paralelamente, o braço administrativo, operado pelas “cadastreiras”, era responsável pelo gerenciamento de bancos de dados de integrantes, controle das “quebradas” (territórios dominados) e manutenção da hierarquia interna. Já o núcleo de comando ditava ordens estratégicas, incluindo expulsões, decretos de morte e decisões de expansão territorial”, informou a Polícia Federal.