Na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência — celebrado nesse domingo (21) —, o Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, lançou a nova linha de cuidado para Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, para a Paraíba, a pasta anunciou o fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), que receberá o investimento anual de R$ 2,2 milhões destinados a ampliar o atendimento a crianças e adultos com TEA. Os recursos serão aplicados na habilitação de um novo Centro Especializado em Reabilitação (CER) no estado — a APAE Campina Grande.
As medidas fazem parte do programa Agora Tem Especialistas e foram anunciadas na quinta-feira (18).
No Brasil, a expansão da assistência contará com o investimento total de R$ 72 milhões para 71 novos serviços da RCPD e o atendimento às pessoas com TEA, beneficiando 18 estados e o Distrito Federal: além de Santa Catarina, Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
“Pela primeira vez, o Ministério da Saúde estabelece uma linha de cuidado do transtorno do espectro autista. Essa linha de cuidado tem como centro, talvez a medida mais importante, a recomendação mais importante, o esforço para o diagnóstico precoce e o início dos cuidados, das intervenções, o mais precoce possível”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.