O vereador Raoni Mendes (DC) quer proibir o uso de caixas de som portáteis nas praias de João Pessoa. Raoni defendeu a proibição durante discurso na Câmara Municipal na sessão desta terça-feira (30).
Em sua fala, Raoni disse que a poluição sonora causada pelas caixinhas não é apenas um incômodo, mas também uma agressão silenciosa à saúde física e mental das pessoas. Segundo ele, as praias devem ser um espaço de descanso e contemplação do silêncio e da paz.
“As praias deveriam ser espaços de descanso e contemplação. Essa realidade gera um conflito direto entre o direito de alguns que se divertem e de muitos desfrutarem do silêncio e da paz. Todos temos o direito de aproveitar os espaços públicos, mas esse direito precisa ser exercido com responsabilidade e respeito ao próximo”, afirmou Raoni Mendes.
O vereador ainda argumentou a proposta não vai tirar a alegria de quem escuta música nas praias, mas é uma defesa da pluralidade de experiências.
“Não estamos sendo contra a alegria, música e descontração do nosso povo, estamos defendendo a pluralidade de experiências. Quem quiser ouvir sua música pode fazê-lo com seus fones de ouvidos, em sua casa, no seu carro, nas festas ou em espaços adequados. Mas, a praia, esse bem coletivo, precisa ser protegido para que todos tenham a oportunidade de vivenciá-la de forma saudável e respeitosa”, argumentou o vereador.
O texto deve ser analisado pelas comissões da Casa nos próximos dias.