Search
Close this search box.

Publicidade

Paraíba recebe carretas da saúde da mulher para realização de exames e diagnósticos de câncer; veja cidades

Ao todo, seis unidades móveis do Ministério da Saúde reforçam o atendimento a partir desta sexta.

Foto: divulgação/Ministério da Saúde
Compartilhe:

O programa Agora Tem Especialistas levará para os municípios de Campina Grande e Patos, na Paraíba, carretas da saúde da mulher, que, a partir desta sexta-feira (17), iniciam a oferta de consultas, exames, biópsias e diagnósticos de câncer de mama e de colo do útero pelo SUS. Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce da doença, cada unidade móvel disponibilizada neste Outubro Rosa pelo governo federal deve realizar cerca de 4,6 mil atendimentos ao longo deste mês. Cerca de 1,5 mil pacientes da rede pública de saúde serão beneficiadas. 

As duas carretas que chegam aos municípios paraibanos integram as 28 que vão levar atendimento especializado a regiões com vazios assistenciais em 21 estados e no Distrito Federal. “O Agora Tem Especialistas é mais que um programa. Ele representa a maior mobilização em defesa da saúde pública desde a pandemia. Hoje, iniciamos uma nova etapa com o lançamento das carretas que vão levar cuidado especializado até os lugares mais remotos do país, começando com foco na saúde das mulheres, que são prioridade da nossa gestão”, destacou o secretário executivo e ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda. 

Continua Depois da Publicidade

A oferta do atendimento nas carretas é realizada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS). Para essa ação, foram investidos R$ 18,9 milhões em recursos federais. Contudo, a definição e o agendamento das pacientes a serem atendidas nas unidades móveis são realizados pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que observam os critérios definidos em suas centrais de regulação. 

Compartilhe: