A Câmara dos Deputados aprovou, com expressiva maioria de 398 votos favoráveis contra 30 contrários, o requerimento de urgência para o projeto que visa estabelecer a bancada cristã na Casa. A aprovação da urgência significa que a proposta poderá ser votada diretamente em plenário, sem necessidade de passar pelas comissões temáticas. A informação é do Leandro Magalhães, no CNN Arena.
O projeto busca institucionalizar a representação dos parlamentares cristãos, seguindo exemplos já existentes na Casa, como a bancada negra e a bancada feminina. Ainda não há data definida para a votação final da proposta.
Com a eventual aprovação do projeto, a bancada cristã terá direito a participar das reuniões do Colégio de Líderes com direito a voz e voto, ampliando sua capacidade de influência nas decisões da Casa.
Uma das principais prerrogativas previstas no texto é a garantia de tempo de fala no plenário. Os integrantes da bancada terão direito a cinco minutos semanais para se manifestarem. A proposta estabelece que o objetivo é permitir que os parlamentares cristãos expressem suas posições quanto à votação de matérias e ações de interesse do grupo.
Fonte: CNN Brasil



