O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem uma reunião bilateral com a vice-presidente da Comissão Europeia, Teresa Ribera, na próxima segunda-feira (3). Na pauta do encontro, está o acordo que vem sendo negociado entre o Mercosul e a União Europeia e o financiamento climático, no âmbito das discussões que antecedem a COP30.
Na reunião com Teresa Ribera, Haddad quer discutir as agendas de finanças climáticas do Brasil e da União Europeia no contexto da COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará.
O ministro da Fazenda também quer discutir o financiamento climático no âmbito do avanço das negociações entre Mercosul e a União Europeia. O governo brasileiro quer fechar o acordo ainda em 2025.
A reunião com Teresa Ribera será preparatória para a agenda seguinte do ministro. Também na segunda (3), está prevista a participação de Haddad em um diálogo de alto-nível com representantes do setor privado de organizações internacionais sobre as recomendações do Círculo de Ministros das Finanças COP30, documento elaborado no âmbito das Reuniões Anuais do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial.
O chefe da pasta econômica também participará do primeiro dia da Cúpula de Líderes em Belém, que acontece em 6 e 7 de novembro. O encontro internacional reunirá chefes de Estado, ministros e dirigentes de organizações internacionais para discutir os principais desafios e compromissos no enfrentamento da mudança do clima.
Na terça-feira (4), Haddad se reunirá com empresários sobre o TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre). A ideia é preparar estratégia de desenvolvimento do fundo depois da COP30.
O TFFF é um novo modelo de financiamento climático proposto pelo governo brasileiro, em que países que preservam florestas tropicais serão recompensados financeiramente por meio de um fundo global de investimento. O governo federal espera que outros países, além do Brasil, anunciem aportes no fundo durante a COP.
Fonte: CNN Brasil



