Search
Close this search box.

Governo da PB realiza licitação para reforma do Casarão dos Azulejos, na Capital

Edital foi publicado no dia 27 de outubro, no Portal do Governo do Estado.

Casarão dos Azulejos (Foto: TRE-PB)
Compartilhe:

A Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan) realiza nesta sexta-feira (14), às 10h, a abertura das propostas do edital de concorrência eletrônica n° 066/2025 para a reforma do Casarão dos Azulejos, local que vai abrigar o Museu da Justiça Eleitoral – Memorial da Democracia, no Centro de João Pessoa.

O edital foi publicado no dia 27 de outubro, no Portal do Governo da Paraíba. Todo o processo licitatório pode ser acompanhado no Portal Nacional de Contratações Públicas, incluindo o andamento, prazos e eventuais recursos.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o superintendente em exercício da Suplan, diretor técnico Luiz Rabelo, a expectativa é que, em até 30 dias, a empresa vencedora seja homologada. “É com satisfação que recebemos a responsabilidade de conduzir o processo licitatório da obra do Museu da Justiça Eleitoral, que será implantado no histórico Casarão dos Azulejos. Depois da homologação da empresa vencedora, daremos início à obra”, declarou.

Segundo o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, a intervenção não terá grande impacto estrutural, mas focará na adaptação e atualização de toda a acessibilidade e estrutura de esquadrias. “Não se trata apenas de restauração e pintura; a principal intervenção será a adequação às normas de acessibilidade. O Casarão, por exemplo, possui uma escadaria antiga e histórica, o que exige cuidados específicos. Dessa forma, a instalação de um elevador na parte de trás do edifício é fundamental para garantir acessibilidade a todos os visitantes”, explicou.

O projeto também prevê a criação de um café integrado ao museu. O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro, destaca que a implementação do Museu da Justiça Eleitoral ocorre em um momento oportuno para a Paraíba, que vivencia um processo de valorização cultural e turística. “Iremos entregar a João Pessoa mais um equipamento cultural, que valoriza a memória da instituição, da cidade e o próprio patrimônio arquitetônico”, declarou.

Compartilhe: