A bancada federal paraibana decidiu destinar mais recursos para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A decisão ocorreu em uma reunião na terça-feira (11), quando os parlamentares definiram as oito áreas prioritárias que receberão verbas por meio de emendas de bancada. O IFPB foi incluído no Eixo 6 dessas prioridades. A medida foi anunciada pelo senador Efraim Filho, presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), durante visita de uma comitiva do Instituto ao parlamentar.
Desde segunda-feira (10), uma caravana de gestores do IFPB, liderada pela reitora Mary Roberta Meira Marinho, está em Brasília-DF, visitando os parlamentares paraibanos em busca de recursos de emendas para fortalecer as ações institucionais. Durante a visita aos gabinetes, a Reitoria e os diretores-gerais de campi apresentam a deputados federais e a senadores demandas que abrangem desde pleitos amplos da instituição até pedidos específicos das unidades de ensino.
A inclusão do IFPB no Eixo 6 — Reestruturação e Modernização das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica — foi recebida com satisfação pela Reitoria. De acordo com a legislação sobre emendas parlamentares, a inclusão em um dos eixos prioritários definidos pela bancada é o critério fundamental para que a entidade possa receber a destinação de recursos por meio desse tipo de emenda. “De oito eixos, para receber emendas de bancada, o IFPB foi contemplado no Eixo 6. Isso é um reconhecimento da bancada paraibana de que nós temos grandes préstimos ao nosso Estado, estamos em todas as regiões geopolíticas e isso é muito importante”, afirmou a reitora do IFPB.
Ela acrescentou que os institutos federais são a cara do Brasil, e o IFPB é a cara da Paraíba. “Pela nossa visão de trabalho, de compromisso social, de desenvolvimento científico e tecnológico é que nós obtivemos esse êxito. Então, a gente segue garantindo que o IFPB esteja em 2026 nas emendas de bancada”, pontuou. Os valores a serem repassados ao Instituto, conforme anunciado pelos parlamentares paraibanos, ainda deverão ser detalhados na proposta orçamentária final, a ser apreciada posteriormente pelo Congresso Nacional.
IFPB é incluído na LOA 2026 para receber emendas de bancada (2).jpegO senador Efraim Filho afirmou que o Instituto tem sido beneficiado anualmente com emendas parlamentares de sua autoria. “Nós somos daqueles parlamentares que temos contemplado todos os anos o IFPB. É claro que a gente não consegue atender de tudo, de todos. Então, há ocasiões em que eu não consigo chegar através de uma prefeitura, mas o IF é um espaço para que a gente chegue”. Como exemplo de investimentos nos municípios por meio do IFPB, ele citou ações nos campi Princesa Isabel, Picuí e Santa Luzia.
Efraim Filho destacou a importância da presença da comitiva do IFPB em Brasília, esta semana, quando as decisões sobre as emendas estavam em pauta. “O orçamento é uma eleição de prioridades. E isso passa pela capacidade de mobilizar. Então, quem consegue mostrar melhor o planejamento, quem consegue mostrar uma agenda de mobilização, acaba impactando mais. E por isso que o IFPB, comparado com as outras entidades, tem tido um padrão bem acima da média. Essa visita de vocês é própria das relações institucionais, de forma transparente, de forma republicana”, comentou. O senador também relembrou que “a chegada do IFPB às emendas de bancada” é fruto de sua coordenação.
Recursos vão permitir continuidade de ações no instituto
A iniciativa da bancada paraibana possibilita ao IFPB ser contemplado com investimentos voltados à expansão, manutenção e fortalecimento da educação profissional e tecnológica na Paraíba. Os recursos permitirão o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, aquisição de equipamentos e melhorias nas condições de ensino, pesquisa e extensão.
Para Mary Roberta, os recursos via emenda de bancada vão dar segurança para a continuidade de várias ações no Instituto. Ela explicou que, no pacote das emendas de bancada, cada deputado poderá fazer destinação de recursos, para investimentos em laboratórios, salas de aulas e computadores. “Isso permitirá a manutenção de ações de educação científica e de qualidade. Pleitos que a gente está aqui, nesta semana, fazendo junto à bancada paraibana”, disse.
A dirigente do IFPB ainda ressaltou a presença de diretores-gerais de campus em Brasília, além do diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Anderson Bráulio; e da pró-reitora de Administração, Cledenédia Oliveira. Acompanharam a reitora Mary Roberta em Brasília os seguintes diretores-gerais: Abinadabe Andrade (Cajazeiras), Frederico Campos (Pedras de Fogo), Jailson Oliveira (Cabedelo Centro), Jordania Lucena (Princesa Isabel), Joserlan Moreira (Areia), Rafael Barros (João Pessoa, substituto), Turla Alquete (Cabedelo), Abimael de Oliveira (Monteiro), Ana Cristina (Campina Grande), Cecília Oliveira (Mangabeira), Henrique Nóbrega (Itabaiana), José Ronaldo (Patos), Inakã Barreto (Santa Rita, substituto), Luis Antonio (Guarabira, substituto), Francisco João de Deus (Catolé do Rocha), Jerônimo Nóbrega (Santa Luzia) e Francisco Nogueira (Sousa).
Coordenada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), a bancada paraibana no Congresso Nacional, é composta por 15 parlamentares (três senadores e 12 deputados federais). No Senado, representam a Paraíba: Daniella Ribeiro (Progressistas), Efraim Filho (União) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Já na Câmara dos Deputados, estão: Aguinaldo Ribeiro (PP) Cabo Gilberto Silva (PL), Damião Feliciano (União Brasil), Gervásio Maia (PSB), Hugo Motta (Republicanos), Luiz Couto (PT), Murilo Galdino (Republicanos), Mersinho Lucena (PP), Romero Rodrigues (Podemos), Ruy Carneiro (Podemos), Wellington Roberto (PL) e Wilson Santiago (Republicanos).



