O número de empregadores e trabalhadores por conta própria na Paraíba aumentou entre 2023 e 2024, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período analisado, o crescimento registrado foi de 5,6%.
Segundo o IBGE, em 2023, havia 462 mil pessoas que trabalhavam de forma profissional autônoma, sem manter qualquer vínculo formal de emprego, seja como empregador ou como funcionário. Em 2024, houve um crescimento de 26 mil em relação ao número de pessoas do ano anterior, totalizando 488 mil autônomos na Paraíba.
De acordo com a pesquisa, a análise sobre empregadores e trabalhadores por conta própria com empreendimento registrado no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) mostra maior presença feminina na formalização. Na Paraíba, cerca de 23% das mulheres que possuem algum negócio estão registradas, enquanto entre os homens esse percentual é menor, chegando a 20,5%.
No cenário nacional e nordestino, as mulheres também são maioria nesses dados, registrando 35,2% e de 21,1%, respectivamente, das pessoas que tem empreendimentos com CNPJ.
No caso dos homens, esses números foram de 32,7% e de 18,3%, no cenário brasileiro e nordestino, respectivamente.



