Search
Close this search box.

Paraíba apresenta roteiros de fé no Fórum Nacional de Turismo Religioso, em Goiás

Encontro reúne profissionais do setor, gestores públicos, lideranças religiosas, destinos turísticos e agentes de viagem.

Mosteiro de São Francisco, na Capital (Foto: Davi Albuquerque)
Compartilhe:

A Paraíba participa da 7ª edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, que será realizada nesta terça (25) e quarta-feira (26), em Trindade, Goiás. O evento, considerado um dos mais importantes do segmento no país, reúne profissionais do setor, gestores públicos, lideranças religiosas, destinos turísticos e agentes de viagem para debater, trocar experiências e fortalecer o turismo de fé.

Com foco na promoção de seus principais atrativos, a participação do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), busca ampliar a visibilidade da Paraíba no cenário nacional, fortalecer produtos turísticos consolidados e apresentar roteiros e novos espaços de devoção que integram rotas peregrinação e espiritualidade do estado.

Continua Depois da Publicidade

Entre os destaques está o Santuário do Padre Ibiapina, em Solânea, referência do turismo religioso no Brejo paraibano. O espaço preserva a memória e o legado do sacerdote, reconhecido por sua atuação social e espiritual. Já Guarabira se mantém como um importante destino de peregrinação, acolhendo devotos de Nossa Senhora da Luz e de Frei Damião de todo o estado.

Em João Pessoa, o Centro Cultural São Francisco é um dos principais ícones turísticos da Paraíba, atraindo fiéis e visitantes interessados em história, arquitetura e manifestações religiosas. Na capital, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha também movimenta a cidade: a romaria, que chega à sua 262ª edição este ano, reúne devotos de diversas regiões do país.

Outro destaque é o Santuário Deus Pai Todo Poderoso, recém-inaugurado no município de Malta, que evidencia o crescimento do turismo religioso no Sertão. Também na região, o Parque Turístico Religioso Cruz da Menina, em Patos, se mantém como um dos destinos de peregrinação mais tradicionais, atraindo visitantes de diversas partes do país.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destacou que a diversidade de santuários, centros culturais e roteiros de fé coloca a Paraíba em posição de destaque no turismo religioso do Nordeste e do Brasil. “Em todas as regiões do estado temos roteiros religiosos que atraem turistas de diferentes partes do país”, afirmou.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, reforçou a importância da promoção e valorização desses destinos. “Investir na divulgação e no fortalecimento do turismo de fé é também valorizar nossa história, cultura e tradições. Cada santuário ou roteiro representa uma oportunidade de mostrar a Paraíba para o Brasil e para o mundo”, disse.

Compartilhe: