Search
Close this search box.

Primeira Turma do STF analisa hoje prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Julgamento que vai analisar a decisão do ministro Alexandre de Moraes.

jair Bolsonaro, defesa, Advogados
Ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: TV Justiça)
Compartilhe:

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta segunda-feira (24), o julgamento que vai analisar a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Caberá ao colegiado decidir se confirma ou derruba a medida adotada por Moraes.

A análise ocorrerá em sessão virtual, com duração das 8h às 20h. Nesse formato, cada integrante da turma registra seu voto diretamente no sistema eletrônico da Corte.

Continua Depois da Publicidade

Participam do julgamento o presidente da Primeira Turma, ministro Flávio Dino, além dos ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Por ter sido o responsável pela decisão contestada, Alexandre de Moraes fica impedido de votar.

Entenda o caso

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22), em Brasília. A prisão é preventiva e foi pedida pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

Segundo a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, o mandado de prisão foi efetuado após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite dessa sexta-feira (21).

Moraes entendeu que “eventual realização da suposta ‘vigília’ configura altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar decretada e põe em risco a ordem pública e a efetividade da lei penal”.

Compartilhe: