O Ministério Público da Paraíba (MPPB) condenou de dois homens pelo homicídio qualificado em dezembro de 2023, no município de Lucena. A sessão de julgamento foi realizada nessa segunda-feira (24), no Tribunal do Júri de Cabedelo.
Conforme a denúncia do MPPB, Railton Marinho do Nascimento e Eduardo Marinho Nascimento Pedro, respectivamente tio e sobrinho, mataram um homem identificado como João Victor Silva dos Santos, no dia 10 de dezembro de 2023, por volta das 4h, no Sítio Vieira Diniz.
De acordo com a investigação, a vítima estava dormindo na residência da mãe com suas irmãs, momento em que, os réus chegaram, arrombaram a residência à procura dele, sendo retirado mediante violência com coronhadas e golpes com cabo de foice
A vítima após ter apanhado levou um tiro de espingarda no peito, após o que, os réus fugiram do local entrando em um carro que estava à espera deles. Ainda segundo a denúncia, Railton Nascimento chegou a ameaçar a vítima, na noite anterior ao crime em um bar. A vítima teve um envolvimento amoroso com a então namorada de Railton, sendo um dos motivos do crime.
O Conselho de Sentença, por sua maioria, não acolheu as teses de defesa, ao tempo em que também acatou as qualificadoras quanto a ambos os réus, e assim declarou a responsabilidade criminal dos acusados pelo homicídio qualificado.
Railton Nascimento foi condenado a 14 anos e dois meses de prisão e Eduardo Nascimento a 18 anos. A pena deverá ser cumprida no regime inicialmente fechado.



