A 4ª Turma de aprovados no concurso da Polícia Civil da Paraíba será convocada para participação no curso de formação. A convocação terá início já a partir de dezembro deste ano e a capacitação acontecerá em março de 2026. Esta medida foi fruto de acordo firmado em audiência conciliatória, realizada nesta quarta-feira (26), na sede da Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital.
Os trabalhos foram mediados pelo titular da unidade judiciária, juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior. Segundo pontuou, o processo de conciliação, especialmente com a Fazenda Pública, mostrou-se muito eficaz, evitando decisões judiciais unilaterais, recursos e longos processos, além de atender de forma mais efetiva ao jurisdicionado.
“Os resultados obtidos nesse processo até agora, através da construção de uma solução dialogada, de uma conciliação, só demonstram a força que tem o sistema autocompositivo, sobretudo, com entes da Fazenda Pública. Fiquei muito satisfeito, principalmente, com a resolução da urgência de convocação para a quarta turma. Um cronograma será disponibilizado em breve”, enfatizou o magistrado.
A audiência conciliatória contou com a presença do promotor de Justiça Túlio Neves; do procurador-geral Fábio Brito e do procurador do Estado Nícolas Andrade; dos diretores da Academia de Polícia Civil (Acadepol), Maísa Félix e Gerônimo Barreto; bem como do advogado Thiago Furtado.
Turmas
Em setembro, o governador João Azevêdo convocou a terceira turma do curso de formação dos concursados da Polícia Civil da Paraíba. Ao todo, foram ofertadas 1.400 vagas, sendo o maior concurso da história da instituição. Em 2019, eram 2.100 servidores e, com o certame, após a formação dessa última turma, o número chegará a 3.500 — um aumento de 66% no efetivo, possibilitando um melhor atendimento à população paraibana.



