O Governo Federal voltou a reconhecer decretos de emergência por estiagem na Paraíba. A decisão, oficializada nesta terça-feira (2) em portaria publicada no Diário Oficial da União, inclui oito novos municípios no cenário de calamidade provocado pela falta de chuvas.
Os municípios contemplados são Cacimba de Areia, Cuité, Matinhas, Pedra Branca, Puxinanã, Queimadas, Soledade e Sousa. Com a medida, essas cidades passam a ter acesso a ações e recursos federais voltados para a assistência humanitária e enfrentamento dos impactos causados pela seca.
O reconhecimento permite, por exemplo, que as prefeituras solicitem apoio financeiro para iniciativas emergenciais de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Com essas novas inclusões, a Paraíba chega a 111 decretos de emergência ativos relacionados à estiagem, além de um voltado para danos provocados por chuvas intensas.



