A Polícia Federal, com apoio do Núcleo de Inteligência Previdenciária no estado da Paraíba realizou, nesta quinta-feira (4), a Operação Sujeito Oculto, voltada a investigar fraudes em benefícios da Previdência Social. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Pedras de Fogo, no estado da Paraíba, e Timbaúba, em Pernambuco.
A ação tem como objetivo aprofundar as investigações sobre a atuação de pessoas que, segundo a apuração, apresentavam documentos falsos para conseguir benefícios assistenciais. A investigação começou após a análise de informações da Operação Grife, realizada em 2023, em Pernambuco, além de novas denúncias recebidas recentemente.
De acordo com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), as fraudes já causaram um prejuízo estimado de R$ 350 mil aos cofres públicos. A instituição informou ainda que esse valor pode aumentar conforme o material apreendido seja analisado. A economia futura, caso os benefícios irregulares sejam suspensos, pode chegar a R$ 900 mil.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato contra a Previdência, falsidade ideológica e uso de documentos falsos.



