O governador João Azevêdo e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregaram, nesta sexta-feira (5), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em João Pessoa, novas viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. No total, foram entregues 12 ambulâncias de Auto Resgate (AR) e seis caminhões de Auto Busca e Salvamento (ABS), adquiridos pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, somando um investimento de R$ 9,3 milhões, assegurando renovação e ampliação da frota operacional em diferentes regiões do estado.
Das unidades de Auto Resgate, quatro integram o Programa Resgate Maria da Penha e serão alocadas em cada Comando Regional de Bombeiro Militar, sediados em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira.
Os equipamentos irão ampliar o atendimento pré-hospitalar especializado a mulheres em situação de violência. Uma quinta viatura será destinada à Policlínica Integrada da Segurança Pública (Poinsp), reforçando a capacidade de suporte imediato aos integrantes das forças de segurança.
As demais viaturas, tanto de Resgate quanto de Busca e Salvamento, serão distribuídas de forma estratégica nas Regiões Integradas de Segurança Pública, considerando indicadores estatísticos, volume de ocorrências e a necessidade de renovação da frota das unidades.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou que as entregas desta sexta-feira representam a importância da integração e do planejamento estratégico envolvendo os governos federal e estadual voltado ao fortalecimento das políticas de segurança pública. “Esses equipamentos são extremamente importantes e chegam em um momento igualmente importante, que é a época do verão, quando a demanda aumenta muito na Região Metropolitana de João Pessoa, por exemplo. Os veículos serão destinados a todas as unidades da Paraíba — temos ambulâncias dedicadas exclusivamente ao Programa Patrulha Maria da Penha, já que esse programa tem uma interligação muito grande com toda a Secretaria da Segurança”, frisou.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, externou alegria por estar na Paraíba e ainda destacou as parcerias com o Governo do Estado. Ele também parabenizou a gestão estadual pelos excelentes indicadores no combate à criminalidade e a interlocução permanente com os estados. “Estamos muito felizes por estarmos aqui pela segunda vez, para fazermos entregas importantes para este pujante Estado. O Governo Federal tem uma cooperação muito estreita com o Estado da Paraíba, com os estados do Nordeste e do Brasil, de modo geral. Nós vivemos um federalismo cooperativo desde 1988 e a orientação é que os entes federados colaborem entre si nas mais diversas áreas — seja na Educação, na Saúde e, sobretudo, na área da Segurança Pública, em que temos avançado bastante”, observou, ao elogiar a logística do Governo da Paraíba na segurança pública, como o funcionamento dos Centros Integrados de Comando e Controle, que integram todas as forças policiais.
Programa Antes que Aconteça
Na solenidade também foi apresentado o balanço das ações do programa Antes que Aconteça. De acordo com a coordenadora estadual do programa, Camila Mariz, as Salas Lilás de João Pessoa e Campina Grande já realizaram 649 atendimentos nos primeiros meses de atuação. “Esse é um programa de origem nacional. Aqui na Paraíba, serão 52 Salas Lilás, consolidando uma política pública que teve início em 21 de março deste ano. A Paraíba foi pioneira na abertura desse equipamento e hoje temos diversas parcerias, a exemplo do Ministério Público e Defensoria Pública, viabilizando ações concretas a partir de um canal de acolhimento e escuta que representa transformação social nos municípios que irão recebê-las”, observou.
João Azevêdo também destacou os programas que o Estado tem adotado para enfrentar a violência contra a mulher. “Aqui na Paraíba, nós temos programas que têm produzido resultados extremamente positivos, como a Patrulha Maria da Penha, no qual temos praticamente cinco mil mulheres protegidas dentro desse programa — é importante dizer que, de 2019 para cá, nós não perdemos nenhuma dessas mulheres para a violência. Tivemos diversas salas de acolhimento, com Centros de Referência espalhados pela Paraíba, estamos ampliando mais 20 Centros de Acolhimento, por meio do Programa Antes que Aconteça, comandado pela senadora Daniella Ribeiro, além da implantação de 51 Salas Lilás”, disse.
A Paraíba é o estado pioneiro na implementação das Salas Lilás no país, com as primeiras unidades institucionalizadas no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, conforme a Portaria MJSP nº 911, de 25 de março de 2025, que criou o Programa Nacional das Salas Lilás para atendimento a mulheres e meninas em situação de violência.



