Os dois maiores hospitais de trauma da Paraíba registraram grande movimento durante o fim de semana. Em João Pessoa, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena contabilizou mais de mil atendimentos entre a madrugada de sexta-feira (5) e a noite de domingo (8). Já em Campina Grande, o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes recebeu mais de 800 pacientes entre sábado (6) e a segunda-feira (8), período que também incluiu o feriado de Nossa Senhora da Conceição.
João Pessoa
A unidade da capital realizou 65 cirurgias de alta e média complexidade no período, distribuídas entre procedimentos de emergência e eletivos. Do total registrado, 259 atendimentos foram classificados como graves ou gravíssimos.
As quedas lideraram as ocorrências, seguidas pelos acidentes de moto. A unidade ainda registrou atendimentos por presença de corpo estranho, traumas diversos, queimaduras e acidentes de automóvel. Casos clínicos relacionados a AVC também tiveram destaque.
A maior parte dos pacientes tem entre 19 e 59 anos. Entre os bairros, Mangabeira concentrou o maior número de entradas, enquanto Santa Rita liderou entre os municípios da Região Metropolitana.
Campina Grande
No Trauma de Campina Grande, foram 97 cirurgias realizadas ao longo do fim de semana prolongado. O domingo (7) foi o dia mais movimentado, com 285 atendimentos.
Entre as ocorrências, os acidentes de moto foram novamente maioria, além de casos por agressões físicas, quedas, acidentes com bicicletas e automóveis, atropelamentos e queimaduras. Houve também registros de vítimas de arma branca e de arma de fogo.



