Search
Close this search box.

Paraibana Tarciana Medeiros é a única brasileira na lista da Forbes entre as mulheres mais poderosas do mundo

Tarciana Medeiros integra ranking pelo terceiro ano consecutivo e mantém mesma posição de 2024, à frente de nomes como Taylor Swift, Oprah e Beyoncé.

Tarciana Medeiros
Tarciana Medeiros (Foto: Fernando Santos/BB)
Compartilhe:

Pelo terceiro ano consecutivo, Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, é a única brasileira na lista Forbes das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo.

A paraibana, que assumiu a liderança do banco em 2023, estreou no ranking em 24º lugar naquele mesmo ano e subiu para a 18ª posição em 2024, onde se mantém neste ano. A lista reúne 100 líderes de destaque em setores como política, finanças, tecnologia e artes, selecionadas a partir de quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e influência.

Continua Depois da Publicidade

Juntas, as 100 mulheres listadas somam US$ 37 trilhões (R$ 185 trilhões) em poder econômico e influenciam mais de 1 bilhão de pessoas.

Medeiros aparece à frente de nomes como Taylor Swift (21º), Oprah (30º) e Beyoncé (33º), e atrás de Claudia Sheinbaum (5º), presidente do México, e da filantropa bilionária Melinda French Gates (13º). No topo, estão Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia; Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu; e Sanae Takaichi, eleita primeira-ministra do Japão em outubro, nessa ordem.

Conheça a trajetória de Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil

Tarciana Medeiros assumiu, em janeiro de 2023, a presidência do Banco do Brasil — o segundo maior do país —, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em mais de 200 anos de história. Também é a única mulher no comando de uma empresa brasileira presente na Forbes Global 2000, ranking que reúne as maiores companhias de capital aberto do mundo.

Nascida em Campina Grande (PB), Medeiros foi feirante e professora antes de ser aprovada, há mais de 20 anos, no concurso do BB. Desde então, percorreu diversas funções até chegar ao topo da instituição. Embora não imaginasse ocupar a principal cadeira do banco, sempre teve clareza de que educação, disciplina e planejamento poderiam levá-la longe. “Prefiro substituir o verbo sonhar por planejar. Claro que no começo, como feirante, não tinha um plano de ser presidente, mas a trajetória de dedicação, estudo e planejamento me fez estar onde estou”, disse em entrevista à Forbes em 2023.

À frente do BB, colocou em prática sua visão de diversidade como motor de inovação e de negócios. “Podemos, sim, conciliar nossa atuação comercial com uma atuação pública, com benefícios para toda a sociedade”, afirmou a executiva, que compartilha o sobrenome com Emma Medeiros, a primeira mulher contratada pelo banco, em 1924.

“O exemplo arrasta. Quando uma mulher conquista sua autonomia e independência, ela mostra para outras que isso é possível.”

Negra, nordestina, lésbica e ex-feirante, Medeiros fez história na formação de sua equipe: levou três mulheres para a vice-presidência do BB e nomeou um homem negro para comandar a BB Asset Management, uma das maiores gestoras de ativos do mundo.

A executiva foi um dos destaques da lista Forbes Mulheres Mais Poderosas do Brasil em 2025. Também foi homenageada em 2024 na sede da ONU, em Nova York, onde recebeu o prêmio de CEO de destaque pelas iniciativas “Raça é Prioridade” e “Elas Lideram”, que buscam alcançar a paridade de pessoas negras e de mulheres na liderança até 2030. “A diversidade é questão central da nossa gestão, e temos conquistado importantes resultados tanto para a equidade de gênero quanto para a inclusão da população preta e parda.”

Veja, a seguir, as 10 Mulheres Mais Poderosas do Mundo, segundo a Forbes. Confira a lista completa aqui

10. Lisa Su, CEO da AMD
Tecnologia | Estados Unidos

9. Abigail Johnson, presidente do conselho de administração e CEO da Fidelity Investments
Finanças | Estados Unidos

8. Jane Fraser, CEO do Citi
Finanças | Estados Unidos

7. Mary Barra, CEO da General Motors
Negócios | Estados Unidos

6. Julie Sweet, presidente do conselho de administração e CEO da Accenture
Negócios | Estados Unidos

5. Claudia Sheinbaum, presidente do México
Política e políticas públicas | México

4. Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália
Política e políticas públicas | Itália

3. Sanae Takaichi, primeira-ministra do Japão
Política e políticas públicas | Japão

2. Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu
Política e políticas públicas | Alemanha

1. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
Política e políticas públicas | Bélgica

Fonte: Forbes

Compartilhe: