Após a morte do jovem conhecido como “Vaqueirinho”, que foi atacado pela leoa Leona após invadir o recinto do animal, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), anunciou a reabertura da Bica, para quinta-feira (18), com horário de funcionamento das 8h às 17h. O Parque Zoobotânico Arruda Câmara teve as atividades temporariamente suspensas após o acontecido.
De acordo com a administração do espaçao, para a reabertura do parque foi implementado um Plano de Retomada das Visitações que assegura maior segurança, transparência e adequação técnica em todas as áreas do equipamento ambiental. A morte no recinto dos leões motivou investigações e recomendações de diversos órgãos de controle e fiscalização. Por isso, a gestão municipal fez um revisão das estruturas físicas, dos protocolos de segurança, da vigilância e dos fluxos internos de visitação.
O Plano de Retomada foi elaborado pela equipe técnica da Semam após recomendações do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Comissão Especial da Câmara Municipal de João Pessoa, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Metropolitana.
Confira as novas medidas da Bica:
- Reforço das barreiras físicas de proteção;
- Readequação dos percursos de visitantes;
- Fortalecimento da vigilância permanente;
- Definição de protocolos específicos para recintos de animais silvestres, especialmente felinos, além do aprimoramento das rotinas de manejo e bem-estar animal.



