Uma operação conjunta das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia e da Paraíba foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (15) com o objetivo de desmontar uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e crimes violentos no sul baiano e em território paraibano. A ação recebeu o nome de Costa Segura.
A ofensiva contou com a atuação integrada da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, por meio das Polícias Civil e Militar, além da Secretaria de Administração Prisional. As diligências se concentraram em diversas cidades da Bahia e também em João Pessoa.
Na capital paraibana, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além de uma prisão em flagrante registrada no bairro João Paulo II. Segundo as forças de segurança, os investigados ocupavam posições estratégicas dentro da facção criminosa.
As apurações apontam que os alvos tinham participação direta na articulação de homicídios, no fornecimento de armamentos e na gestão do tráfico de drogas nas regiões investigadas. Durante a operação, foram executados 45 mandados de prisão preventiva, 32 de busca e apreensão e 12 medidas judiciais de bloqueio de contas bancárias.
Os mandados foram cumpridos nas cidades baianas de Ilhéus, Itabuna, Itacaré e Uruçuca, além de João Pessoa. Mais de 200 agentes de segurança participaram da ação, que segue com investigações em andamento.



