Search
Close this search box.

Manifestantes protestam contra o PL da Dosimetria em João Pessoa

Segundo os organizadores, o texto aprovado representa retrocessos e precisa ser debatido com mais profundidade junto à sociedade.

Foto: Max Oliveira
Compartilhe:

Um protesto contra o chamado PL da Dosimetria levou manifestantes às ruas de João Pessoa na manhã desse domingo (14). O ato aconteceu no Busto de Tamandaré, no bairro de Tambaú, e integrou uma mobilização nacional organizada a partir das redes sociais.

A concentração teve início por volta das 9h, reunindo integrantes de movimentos sociais, representantes de partidos políticos e cidadãos sem filiação partidária. Após o encontro no Busto, o grupo seguiu em caminhada pela orla, exibindo cartazes e entoando palavras de ordem contrárias à proposta.

Continua Depois da Publicidade

A manifestação foi motivada pela aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria pela Câmara dos Deputados, ocorrida na madrugada da última quarta-feira (10). Segundo os organizadores, o texto aprovado representa retrocessos e precisa ser debatido com mais profundidade junto à sociedade.

PL da Dosimetria

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada da última quarta-feira (10), por volta das 2h26, um projeto de lei que prevê a diminuição das penas aplicadas a condenados por participação em atos de caráter golpista, entre eles, os episódios de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e atacaram as sedes dos três Poderes, em Brasília.

A proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado. Caso também receba aprovação, o texto poderá impactar diretamente a situação jurídica de Bolsonaro. O ex-presidente foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão sob a acusação de liderar uma articulação para tentar efetivar um golpe de Estado e, atualmente, cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal, na capital federal.

O chamado “PL da Dosimetria” prevê que:

  • O crime de golpe de Estado, que tem pena maior (de 4 a 12 anos), deve absorver o de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (de 4 a 8 anos);
  • A progressão de pena seja mais rápida do que a atual, permitindo a saída do regime fechado após cumprimento de 1/6 da pena. Atualmente, a lei exige 1/4.

Foram 291 votos a favor e 148 votos contra, além de 1 abstenção. 72 deputados estavam ausentes. Veja como votaram os deputados da Paraíba:

Cabo Gilberto (PL) – Sim
Mersinho Lucena (PP) – Sim
Romero Rodrigues (Podemos) – Sim
Ruy Carneiro (Podemos) – Sim
Gervásio Maia (PSB) – Não
Luiz Couto (PT) – Não
Hugo Motta (Republicanos) – não votou por ser o presidente da sessão.

Compartilhe: