Search
Close this search box.

Famílias chegam cedo na orla da Capital para montar tendas para o Réveillon

Famílias montam tendas em Tambaú e Cabo Branco para o Réveillon; Sedurb define regras e horários para garantir organização na orla.

Tenda, Orla, Réveillon, João Pessoa
Imagem ilustrativa (Foto: Quel Valentim/Secom-JP)
Compartilhe:

Famílias contempladas pela Prefeitura de João Pessoa para montar tendas nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco madrugaram na orla, nesta quarta-feira (31), para garantir a melhor localização no Réveillon, no Busto de Tamandaré. A montagem, no entanto, só foi permitida a partir das 8h, com retirada dos equipamentos às 8h desta quinta-feira (1º), conforme Termo de Compromisso assinado com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que é responsável pelo uso do solo na Capital.

Claudia Cavalcante, contadora, moradora dos Bancários, foi uma entre as 188 pessoas que conseguiu a autorização do Município para armar a tenda e acompanhar os shows da virada de ano na praia. Ela, junto com três amigas, foi uma das primeiras a chegar no local para ‘marcar território’ e  não perder nenhuma parte da programação.

Continua Depois da Publicidade

Ela disse que esta foi a primeira vez que se inscreveu junto a Sedurb e que não encontrou dificuldade para concluir o cadastro. “Foi tudo muito rápido. Convidei os amigos, em torno de 15, que toparam viver esse momento comigo e compramos uma tenda muito boa. E estamos aqui, já planejando os próximos anos”, afirmou, elogiando a organização da Prefeitura de João Pessoa em todo o processo, desde a abertura de inscrição até a questão da organização e segurança do lugar.

Se o momento é de expectativa para quem vai estar na orla da Capital para assistir a virada do ano, também é um momento de esperar boas vendas por parte dos ambulantes que vão trabalhar no local. Segundo Adelmo Venâncio da Silva, o momento é de muito trabalho e de confiança nas vendas. “Sou de Campina Grande, mas venho todo ano vender bebidas nas areias da praia, onde pretendo ficar até o final de fevereiro, tendo em vista os próximos eventos que vão acontece aqui – Forró Verão em janeiro, e Carnaval, em fevereiro. Estou todo legalizado junto a Prefeitura e agora é só crer em coisas boas para garantir o sustendo da família”, completou.

Regras para ocupação do solo

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marmuthe Cavalcanti, disse que as instalações das tendas só serão permitidas até 16h desta quarta-feira e quem não cumprir o horário, perderá o direito concedido. Já a desocupação deve acontecer até as 8h desta quinta-feira, primeiro de janeiro, mesmo tempo destinado aos ambulantes.

Ele lembra que as famílias precisam cumprir os limites impostos no termo de responsabilidade assinado com o Município, inclusive o tamanho da tenda que deve ser no máximo 5 metros quadrados e, principalmente, o tempo de ocupação da área.  “Não é permitido, por exemplo, o uso de churrasqueira, nem de nenhum tipo de equipamento que tenha fonte de calor, bebidas com embalagens de vidro e uso de som. A tenda é para a família brincar, curtir e usufruir da melhor forma da nossa orla e da nossa programação”, reforçou.

É proibido o uso de churrasqueira de carvão e de gás, equipamentos de som nas tendas, venda ou repasse do Termo e Autorização, utilização da tenda para fins comerciais, colocação de tendas, mesas, cadeiras, barracas de camping e guarda-sóis nos canteiros e no passeio público, nas dunas e vegetação (áreas de preservação permanente), bem como nas áreas de passagem e demais destinadas ao uso do Município e serviços de emergência.

Recomendações

O lixo produzido é de responsabilidade do ocupante da tenda, que deverá recolhê-lo adequadamente, sob pena de multa. Outra recomendação é para que sejam utilizadas bebidas apenas em recipientes plásticos, evitando acidentes com vidro. A autorização concedida deve ser colocada na tenda, do início ao fim do evento, em local visível para os agentes de controle urbano,

Compartilhe: