O cinema brasileiro conquistou destaque internacional na noite deste domingo (4). O longa-metragem “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi consagrado com o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics Choice Awards 2026, uma das principais premiações da crítica norte-americana.
Além do reconhecimento ao filme, o Brasil também esteve representado nas categorias de atuação. Wagner Moura, protagonista da produção, disputou o prêmio de Melhor Ator por sua performance em “O Agente Secreto”, mas a estatueta ficou com Timothée Chalamet, pelo filme “Marty Supreme”. Moura também concorreu como Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada por “Ladrões de Drogas”, categoria vencida por Owen Cooper, pelo trabalho em “Adolescência”.
Na disputa de Melhor Ator, Wagner Moura enfrentou nomes de peso do cinema internacional, como Leonardo DiCaprio (“Uma Batalha Após a Outra”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Ethan Hawke (“Blue Moon”). Já na categoria de ator coadjuvante em série limitada, concorreram ainda Nick Offerman (“Death by Lightning”), Michael Peña (“All Her Fault”), Ashley Walters (“Adolescência”) e Ramy Youssef (“Mountainhead”).
O prêmio conquistado por “O Agente Secreto” veio após a produção superar outros títulos indicados na mesma categoria, como “Foi Apenas um Acidente”, “A Garota Canhota”, “No Other Choice”, “Sirat” e “Belén”.
Promovido pela Associação dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos (BFCA), o Critics Choice Awards é visto como um dos principais indicativos para o Oscar. A edição de 2026 da maior premiação do cinema mundial está marcada para o dia 15 de março.



