A 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que será realizado pelo Sebrae e Governo do Estado na orla de Tambaú, em João Pessoa, foi apresentada à imprensa nesta terça-feira (6). Durante o encontro, os organizadores falaram sobre as expectativas em vendas, detalharam os espaços e atrações para o público e esperam atrair pelo menos 120 mil visitantes, no período de 9 de janeiro até 1º de fevereiro.
Consolidado no calendário de eventos durante o período da alta temporada na Paraíba, o Salão do Artesanato movimenta a economia não só da capital, mas também de todo o estado, uma vez que tem a participação de artesãos de diversos municípios e que recebem, inclusive, encomendas para continuarem produzindo ao longo do ano. “Tenho certeza de que teremos muitos negócios gerados aqui, enaltecendo ainda mais a cultura do artesanato paraibano. São empreendedores que movimentam a nossa economia e transformam tantas vidas”, disse o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/PB, Luciano Holanda.
A primeira-dama do estado e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins fez a abertura do evento e falou sobre a importância do salão para impulsionar a atividade em todo o estado. “É um evento que se destaca a cada ano, mostra a força dessas pessoas e o talento que elas têm em mostrar o que temos de melhor”, disse.
Em 2025, as duas edições do Salão do Artesanato Paraibano, realizadas em João Pessoa e em Campina Grande, geraram mais de R$7 milhões em faturamento. O resultado satisfatório é fruto do acompanhamento e capacitações promovidas para os artesãos ao longo do ano. “Fazemos o acompanhamento, capacitando a base, as comunidades dos artesãos, os grandes arranjos produtivos, como os sítios, comunidades, grupos de produção. Vai ser o maior salão em termos de inovação que vamos ter nos últimos tempos. A gente espera que mais de 120 mil pessoas passem por aqui”, acrescentou Marielza Rodriguez, gestora do PAP. O evento ainda contou com a participação da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas.
Nesta sexta – A 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano começará oficialmente nesta sexta-feira (9), em uma estrutura de 6 mil metros quadrados montada ao lado do Hotel Tambaú, na orla da capital. A entrada para o evento é gratuita, mas os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não perecível que será disponibilizado para instituições que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade social.



