Search
Close this search box.

Paraíba registra segunda doação de órgãos do ano

Doadora foi uma mulher de 46 anos, vítima de trombose cerebral.

Doação de órgãos
Doação de órgãos (Foto: Secom-PB)
Compartilhe:

A Paraíba registrou, no início da noite dessa terça-feira, a segunda doação de órgãos de 2026 e a segunda em uma mesma semana. A doadora foi uma mulher de 46 anos, vítima de trombose cerebral, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

Após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica e com a autorização da família, foram doados fígado, rins e córneas, possibilitando salvar e transformar a vida de cinco pacientes que aguardam por um transplante.

Continua Depois da Publicidade

A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, destaca que a doação só acontece com a permissão da família e por isso a importância de se declarar doador em vida.

“A Central de Transplantes da Paraíba reforça que a doação de órgãos só acontece com a autorização familiar e que conversar sobre o tema ainda em vida é fundamental para ampliar o número de doações no estado,” reforçou.

Atualmente, 811 pessoas ainda aguardam na lista de espera por um transplante na Paraíba. No ano passado, 244 pessoas deixaram a lista de espera no estado.

Compartilhe: