HNL é o único do estado a usar a alta tecnologia robótica em pacientes do SUS
O Hospital Napoleão Laureano (HNL) realizou, nesta sexta-feira (9), a 100ª cirurgia oncológica feita pelo robô Da Vinci Xi, consolidando um marco para a saúde da Paraíba. O uso da alta tecnologia na realização do procedimento reforça o papel do hospital como referência em inovação no tratamento contra câncer.
A cirurgia, uma nefrectomia, foi realizada em uma paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando o compromisso social da instituição. Para o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena, o momento simboliza o compromisso do HNL em sempre ofertar o melhor aos pacientes oncológicos da Paraíba. “Foi um investimento importante para garantir mais qualidade às cirurgias e levar o que há de mais moderno aos pacientes do SUS”, destacou.

O programa de cirurgia robótica do Laureano tem sete meses de implantação e já alcançou a marca de 100 procedimentos, número considerado acima da média nacional. Segundo o diretor clínico e coordenador de cirurgia robótica do hospital, Dr. Fábio Martinez, responsável pela cirurgia, diversas especialidades utilizam a tecnologia, como urologia, ginecologia, cirurgia torácica, cardíaca e do aparelho digestivo. “Conseguimos superar as expectativas e temos a meta de realizar cerca de 200 cirurgias neste ano de 2026”, afirmou.
O robô Da Vinci Xi permite cirurgias minimamente invasivas com visão tridimensional em alta definição, ampliação de até 20 vezes e filtragem dos tremores naturais das mãos humanas, oferecendo maior precisão e segurança. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, esse tipo de procedimento apresenta menor risco de infecção, menor perda de sangue, menos dor no pós-operatório e recuperação mais rápida.



