Search
Close this search box.

Acessibilidade: 50 Zonas Eleitorais paraibanas vão receber cadeiras de rodas

Presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, comemorou a aquisição da instituição.

Compartilhe:

Cartórios localizados em 50 Zonas Eleitorais paraibanas começam, nesta semana, a receber cadeiras de rodas. O material vai dotar a Justiça Eleitoral do estado com 100% de acessibilidade em suas unidades da Capital e do interior. As cadeiras foram conferidas e montadas na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em João Pessoa, nesta terça-feira (13).

O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, comemorou a aquisição da instituição, lembrando que a ação faz parte das melhorias no 1º Grau de Jurisdição. Segundo ele, havia informações recorrentes sobre dificuldades de acessibilidade nas zonas eleitorais para o atendimento ao público. “Tivemos até um caso clássico, em Pedras de Fogo, em que a pessoa, por não haver cadeira de rodas, teve que se arrastar até o balcão de atendimento. Então, são situações desse tipo que nos impressionaram e nos fizeram decidir que toda zona eleitoral teria uma cadeira de rodas”.

Continua Depois da Publicidade

Para ele, o valor do investimento foi pequeno em contraponto à simbologia que a ação representa. “Estamos muito orgulhosos e felizes, pois a acessibilidade é uma temática importante, que precisa de um olhar sempre atento. Do mesmo modo que precisamos ter os locais de votação acessíveis, as zonas eleitorais também têm que proporcionar isso. Então, este é um passo — não é tudo —, mas que, de fato, traz dignidade às pessoas que precisam de uma locomoção mais adequada no momento em que nos procuram”.

A coordenadora de Material e Patrimônio do TRE-PB, Márcia Jaguaribe Brasileiro, compartilhou da alegria após acompanhar todo o processo de aquisição das cadeiras. “Foi uma grande aquisição para as zonas, porque eu fui de cartório eleitoral por muitos anos e sei da importância dessa iniciativa, da necessidade das zonas eleitorais. Fico muito feliz por ter iniciado esse processo. É uma satisfação muito grande e tenho certeza de que será motivo de alegria para todos, tanto para os usuários quanto para os próprios gestores dos cartórios, que ficarão muito satisfeitos com isso”, comentou.

Para a assessora de Eleição, Inovação e Inclusão do TRE-PB, Patrícia Lemos, a chegada das cadeiras de rodas foi uma conquista. A assessoria, que engloba o Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade, aguardava a realização da iniciativa, que já vinha sendo solicitada há alguns anos. “Eu fui secretária da Comissão de Acessibilidade em 2016 e, já naquela época, elaborei um termo de referência para tentar adquirir três cadeiras de rodas, mas não conseguimos. Agora, isso é uma conquista muito grande: ter cadeiras de rodas em todos os cartórios eleitorais”, afirmou.

Além de Márcia e Patrícia, estiveram junto com o desembargador Oswaldo Trigueiro verificando as cadeiras de rodas que chegaram a diretora-geral Alexandra Cordeiros e o secretário de gestão estratégica e modernização do TRE-PB, José Augusto de Oliveira Neto. O material recebido começa a chegar essa semana nas zonas eleitorais de destino.

Compartilhe: