Mães e familiares usaram as redes sociais para denunciar que a Prefeitura de João Pessoa não está fornecendo, desde o mês de dezembro, de fórmulas especiais destinadas a crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). As denúncias foram feitas no perfil do deputado estadual Walber Virgolino.
Em nota, as mães e responsáveis pelas crianças com APLV afirmaram que os pais não têm condições de arcar com o custo da fórmula e que esse é um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No perfil do deputado Walber Virgolino, mães relataram que foram às redes sociais da Prefeitura e da Secretaria de Saúde para cobrar providências. No entanto, os comentários vêm sendo bloqueados, impedindo a exposição do caso.
A fórmula que está em falta é o Neocate, indicada para bebês que enfrentam alergias alimentares, sensibilidade ou intolerância a ingredientes comuns.
“Não recebi em dezembro… e até agora nada”, escreveu uma das mães.
“Infelizmente, estão faltando todas as fórmulas para APLV. Era para ter recebido no dia 28 de dezembro e até agora nada, nem satisfação eles dão sobre o motivo da falta.”
“Sou mãe de um bebê com APLV. Ele toma 12 latas por mês, cada lata custa em média R$ 200. Está em falta de novo. Como nossos bebês ficam diante desse descaso da prefeitura? Isso é um absurdo! É direito recebermos esses leites especiais”, diz outra mãe.
O Neocate é uma fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes e crianças na primeira infância, destinada a necessidades específicas, com restrição de lactose, à base de aminoácidos livres.
Confira alguns cometários das mães




