Segundo o Governo da Paraíba, as obras do Arco Metropolitano de João Pessoa estão em fase final, com a maior parte do complexo prevista para ser concluída ainda no primeiro semestre deste ano. A exceção é o viaduto sobre a BR-101, que seguirá um cronograma específico. O projeto conta com investimentos superiores a R$ 302 milhões, provenientes de recursos próprios do Governo do Estado.
“Dos 18,7 km previstos, 15,7 km já estão asfaltados. As pontes sobre os rios Mumbaba e Gramame já foram concluídas, assim como passagens inferiores essenciais para o transporte de carga, como o de cana-de-açúcar”, afirmou o gestor do projeto, Marcos Gouveia. Ele acrescenta que o objetivo final é retirar o tráfego pesado do perímetro urbano de João Pessoa, reduzindo engarrafamentos, tempo de viagem e, principalmente, o número de acidentes.
Atualmente estão sendo realizados os serviços de: drenagens superficiais, compactação de aterro, sub-base, base BGTC (Brita Graduada Tratada com Cimento, material de engenharia com alta resistência e durabilidade), tratamento superficial duplo (TSD), concreto betuminoso usinado a quente (C.B.U.Q) e aterro muro armado.
O Arco Metropolitano é uma obra do Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), executada pelas construtoras Luiz Costa Ltda (CLC), Rocha Cavalcante Ltda e Cosampa Construções Ltda, tem 18,7 km e conecta as BRs 230 e 101.



