Search
Close this search box.

Inscrições do Sisu terminam nesta sexta-feira; Paraíba soma mais de 21 mil vagas

A UFPB lidera a oferta de vagas, com 8.005 oportunidades.

UFPB, Professor, Vagas
UFPB (Foto: Angélica Gouveia/UFPB)
Compartilhe:

O prazo para participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) entra na reta final e se encerra nesta sexta-feira (23). O processo permite o ingresso em universidades e institutos públicos de ensino superior em todo o Brasil e é realizado exclusivamente de forma online, sem cobrança de taxa.

Podem participar da seleção candidatos que tenham feito uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição deve ser efetuada por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, plataforma oficial do programa.

Continua Depois da Publicidade

A edição deste ano registra números inéditos. Ao todo, estão disponíveis mais de 274 mil vagas, distribuídas em 7,3 mil cursos ofertados em 587 municípios brasileiros. No total, 136 instituições públicas de ensino superior aderiram ao sistema, configurando a maior edição já realizada.

Na Paraíba, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lidera a oferta de vagas, com 8.005 oportunidades, o maior quantitativo entre as instituições do Nordeste. No ranking nacional, a universidade ocupa a terceira posição, atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.120 vagas, e da Universidade Federal Fluminense (UFF), que oferece 8.931.

Ainda no estado, outras instituições também disponibilizam vagas por meio do Sisu. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conta com 5.918 vagas, seguida da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 4.685, e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que oferta 3.380 oportunidades.

As notas do Enem já podem ser consultadas na Página do Participante, onde os candidatos têm acesso ao desempenho na redação — cuja pontuação varia de zero a mil — e nas quatro áreas de conhecimento avaliadas. Para os chamados treineiros, que ainda não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será divulgado em até 60 dias após a publicação dos resultados.

Compartilhe: