Search
Close this search box.

João Azevêdo se reúne com representantes do Grupo Ser Educacional para viabilizar parcerias no Ensino Técnico

Governador destacou as ações do Governo da Paraíba no fortalecimento da educação pública.

João Azevêdo
Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (27) (Foto: José Marques/Secom-PB)
Compartilhe:

O governador João Azevêdo recebeu, na manhã desta terça-feira (27), na Granja Santana, em João Pessoa, representantes do Grupo Ser Educacional e da Faculdade UniNassau, ocasião em que foram discutidas parcerias na área de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dentro do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

Durante o encontro, que contou também com a presença do presidente do Ser Educacional, Jânyo Diniz, o chefe do Executivo estadual destacou as ações do Governo da Paraíba no fortalecimento da educação pública — desde a primeira infância, com programas como o Alfabetiza Mais Paraíba e o Paraíba Primeira Infância, este último executado por meio de convênio com os municípios, passando pelos investimentos de mais de R$ 700 milhões em pesquisa e inovação.

Continua Depois da Publicidade

“Nós sabemos das dificuldades encontradas pelos municípios. Como o Estado fez o dever de casa e tem grande capacidade de investimento, nós decidimos atuar na educação como um grande sistema, que passa pela Primeira Infância, o Ensino Fundamental, o Médio, até a universidade”, destacou o governador.

“O Governo Federal lançou, para o Ensino Médio, programas importantes como o Pé de Meia, para manter o aluno na escola. E, aqui na Paraíba, temos um grande programa, que é o Passe Livre Estudantil, beneficiando alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e todos do Ensino Médio na Região Metropolitana de João Pessoa e Campina Grande, com investimentos superiores a R$ 89 milhões e também com o mesmo objetivo do Pé de Meia, que é combater a evasão escolar”, acrescentou, ainda, o gestor paraibano, lembrando outras ações, como a modernização dos laboratórios e o Programa Conexão Mundo, que promove intercâmbio entre alunos do Ensino Médio e também Técnico.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Claudio Furtado, evidenciou os investimentos do Governo da Paraíba na educação profissional e tecnológica. “Essas parcerias são interessantes, já que o Estado tem uma base muito forte no ensino técnico e tecnológico. Essa questão do Propag pode potencializar ainda mais toda essa política em prol da educação técnica — são ações que convergem com as do Governo”, completou.

O Propag prevê que parte da economia gerada com a renegociação da dívida dos estados com a União seja investida em educação técnica, com o objetivo de fortalecer o mercado de trabalho.

A diretora de Relações Institucionais do Grupo Ser, Betânia Fidalgo, externou satisfação com o resultado da reunião com o governador João Azevêdo. “A Paraíba tem um trabalho de EPT já consolidado no Estado. Viemos aqui apresentar o nosso programa no Propag para aumentar as ofertas, os cursos — fazer com que os jovens tenham seus cursos técnicos com muita qualidade. O Grupo Ser, por meio da Mauricio de Nassau, se preparou de forma muito exitosa para a gente firmar essa parceria. Foi uma primeira conversa, mas foi uma satisfação conhecer pessoalmente o governador, a sua inteligência e o seu dinamismo e tudo que a Paraíba já tem”, disse.

A reitora da UniNassau, Érica Pacheco, falou das expectativas após a reunião. “A UniNassau vem crescendo cada vez mais, não só na Paraíba, mas no Brasil como um todo. E estamos de mãos dadas com o Governo para trazermos cursos técnicos, que possam oferecer qualidade não apenas para os alunos, mas para toda a população, que vai ser beneficiada com esse tipo de formação”, comentou.

A reunião entre o governador João Azevêdo e representantes do Grupo Ser Educacional foi acompanhada, ainda, pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, assim como pela diretora da Educação Técnica do Grupo Ser Educacional, Beatriz Padovane.

Compartilhe: