A partir deste domingo (31), os preços dos medicamentos serão reajustados em até 4,5%. O índice foi definido pelo conselho da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (29), conforme informações do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
O reajuste anual dos medicamentos é calculado com base em uma fórmula elaborada pelo órgão vinculado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O setor farmacêutico está sujeito ao controle de preços, permitindo às indústrias farmacêuticas reajustarem os preços de seus produtos apenas uma vez por ano, para compensar os aumentos de custo de produção acumulados nos últimos 12 meses. A medida afetará cerca de 13 mil produtos.
Segundo a resolução, os ajustes máximos de preços de medicamentos permitidos serão os seguintes: nível 1 (4,50%), nível 2 (4,50%) e nível 3 (4,50%). As empresas terão até 15 dias após a publicação da portaria, assinada por Daniela Marreco Cerqueira, para efetuarem o reajuste.