A partir de segunda-feira, dia 8, a CBTU João Pessoa dará início à terceira e última etapa dos trabalhos de recuperação estrutural da ponte ferroviária sobre o rio Sanhauá, localizada entre João Pessoa e Bayeux. Para realizar essas obras, será necessário interditar temporariamente o tráfego ferroviário na região por pelo menos 14 dias. Durante esse período, os trens operarão entre Cabedelo e Alto do Mateus, bem como entre Bayeux e Santa Rita. Para garantir a continuidade das viagens sem causar transtornos aos usuários, a CBTU disponibilizará ônibus partindo da Estação Ilha do Bispo com destino a Bayeux e vice-versa, em horários pré-determinados, pelo valor simbólico de R$ 2,50. Este projeto representa um investimento total de R$ 626 mil.
O superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, enfatizou que todas essas medidas visam minimizar os inconvenientes para os passageiros do trem urbano. “Com as obras, nossos usuários não serão prejudicados, pois os principais serviços regulares serão mantidos. Três VLTs continuarão seguindo a grade horária normal, com um percurso entre as Estações Santa Rita e Bayeux, e dois entre as Estações Alto do Mateus e Cabedelo. Dessa forma, conseguiremos atender às viagens com maior demanda”, explicou.
Durante o período das obras, a grade horária entre Cabedelo e Alto do Mateus será mantida praticamente intacta, com apenas alguns horários suspensos para as Estações Ilha do Bispo e Alto do Mateus, de segunda a sexta-feira, e em todas as viagens aos sábados. Já o trecho entre Bayeux e Santa Rita operará com horários especiais durante os trabalhos de concretagem da ponte, realizando 16 viagens de segunda a sexta-feira, sem operação aos sábados. Durante a semana, três ônibus farão viagens expressas complementares entre as estações de Bayeux e Ilha do Bispo. Os horários estarão disponíveis nas estações, no aplicativo Meu Trem JP, nas redes sociais e no site da CBTU.
Durante o período das obras, ao adquirir a passagem, os passageiros dos trens urbanos receberão um bilhete que dará acesso ao ônibus e à segunda viagem de VLT. Somente os passageiros portadores desse bilhete terão permissão para embarcar no ônibus. O ônibus seguirá diretamente das estações de partida até o local de embarque, sem paradas para embarque e desembarque de passageiros fora das estações.
Segundo o coordenador de Acompanhamento e Obras, Pedro Augusto Farias, o projeto estrutural previamente elaborado só poderá ser executado sem a circulação de trens sobre a ponte, por questões de segurança e tempo necessário para a cura do concreto. “A ponte apresenta problemas estruturais devido à ação do tempo. Portanto, é essencial sua recuperação para garantir um transporte ferroviário seguro, promovendo a mobilidade das pessoas e contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável”, afirmou. Os trabalhos de recuperação da ponte começaram em outubro do ano passado e também incluem outras duas pontes: a ponte metálica próxima ao Porto do Capim, na capital, e a ponte sobre o Rio Jaguaribe, em Salina Ribamar, Cabedelo.