O prazo para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pelo Banco Central (BC), Febraban, Ministério da Justiça e Procons, encerra nesta segunda-feira (15). São negociáveis débitos sem garantias, como cartão de crédito e empréstimos pessoais. Dívidas com garantias, prescritas ou em dia não estão incluídas.
Os interessados podem buscar a renegociação diretamente com as instituições financeiras ou através do portal consumidor.gov.br e Procons participantes. Recomenda-se a consulta ao Registrato para identificar as dívidas em atraso, seguida do planejamento financeiro conforme orientações da Febraban. O portal Meu Bolso em Dia e as ações de educação financeira do BC também auxiliam nesse processo.
Entretanto, para alguns casos, o Mutirão pode não ser a melhor opção. Aqueles que se enquadram na Faixa 1 do Programa Desenrola Brasil têm condições mais vantajosas, com descontos médios de até 83% nas dívidas. Já os superendividados, conforme a Lei 14.181/2021, têm direito à renegociação global e simultânea, buscando auxílio nos órgãos de defesa do consumidor.