Search
Close this search box.

Publicidade

Autoridades unem esforços para monitorar açude Engenheiro Ávidos no sertão paraibano

Prefeituras de Sousa e Cajazeiras coordenam forças-tarefa e solicitam apoio federal diante do risco de transbordamento e inundações na região.

Foto: Isaías Oliveira/Diário do Sertão
Compartilhe:

As Prefeituras de Sousa e Cajazeiras, municípios localizados no Sertão paraibano, estão unindo esforços para monitorar de perto a situação do Açude Engenheiro Ávidos e garantir uma resposta ágil em caso de incidentes. O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, anunciou sua viagem para Brasília com o objetivo de solicitar medidas urgentes ao governo federal em relação ao açude.

Uma força-tarefa composta pelo Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, viaturas do 6º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Patos, engenheiro de segurança da AESA de João Pessoa e o acompanhamento do DNOCS estão em ação na região, conforme detalhou o Coronel Charlton, comandante dos Bombeiros de Cajazeiras, assegurando que a situação está controlada até o momento. Enquanto isso, uma equipe de secretários municipais de Cajazeiras se desloca até o distrito de Boqueirão para uma inspeção mais próxima das condições atuais.

Continua Depois da Publicidade

Por sua vez, a Prefeitura de Sousa também está atenta à situação do açude, coordenando esforços com a Defesa Civil e outros órgãos para garantir a assistência necessária à população. Os moradores da região expressam preocupação com o potencial de inundações caso ocorra um transbordamento, especialmente diante das chuvas intensas que têm sido registradas na área recentemente.

Em resposta a essas preocupações, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) divulgou uma nota afirmando que estão sendo tomadas medidas preventivas na barragem para evitar possíveis problemas, em sintonia com as ações das prefeituras locais e demais órgãos envolvidos na gestão do açude.

Compartilhe: