Search
Close this search box.

Publicidade

Nova ferramenta desenvolvida por estudantes da UFPB permite correção automática de redações

Por meio de app, avaliação dos textos é feita de maneira automática, fornecendo sugestões personalizadas com base nos pontos fortes e fracos de cada estudante dentro da estrutura da redação.

Foto: Freepik
Compartilhe:

Um grupo de estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveu uma ferramenta inovadora para realizar correções automáticas em redações. O propósito desse projeto é auxiliar os alunos da rede pública de ensino na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizando inteligência artificial.

O desenvolvimento da ferramenta ocorreu no Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovações (Ladepi) e no Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (Laser), ambos ligados ao Centro de Informática (CI) da UFPB. Os professores Alisson Brito e Moisés Santos coordenaram a iniciativa em colaboração com uma empresa privada responsável pela criação da plataforma.

Continua Depois da Publicidade

Por meio desse aplicativo, a avaliação dos textos é feita de maneira automática, fornecendo sugestões personalizadas com base nos pontos fortes e fracos de cada estudante dentro da estrutura da redação.

Essa abordagem possibilita que os alunos tenham uma noção de como suas redações seriam corrigidas pelos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o órgão responsável pelo Enem, contribuindo assim para o aprimoramento das habilidades textuais dos candidatos.

A ferramenta foi desenvolvida utilizando uma inteligência artificial generativa moderna, alimentada com uma ampla variedade de textos exemplares, corrigidos de acordo com critérios semelhantes aos utilizados no Enem.

Prevê-se que a ferramenta seja disponibilizada para os alunos das escolas públicas por meio de parcerias com os estados.

 

 

Compartilhe: