Search
Close this search box.

Publicidade

Terra desacelera: dias ficam mais longos em 2023 depois de anos de aceleração

Planeta registra aumento na duração do dia, exigindo ajustes no calendário e sistemas de localização.

Imagem: Freepik
Compartilhe:

Em 2023, pela primeira vez em sete anos, a duração do dia na Terra aumentou. O Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS) relatou que o planeta está desacelerando, revertendo anos de aceleração. Os dados mais recentes indicam que um dia de 2024 está durando um pouco mais do que qualquer dia desde 2019, com previsões de que a duração possa aumentar até 1,63 milissegundos em 24 horas até março de 2025.

Embora pareça insignificante, esses milissegundos podem se acumular, possivelmente exigindo um segundo bissexto como em 2024 para ajustar o calendário. Segundo a revista Forbes, sistemas de localização, como o GPS, podem ficar inutilizados se não levarem em conta as mudanças na rotação da Terra.

Continua Depois da Publicidade

O Tempo Universal Coordenado (UTC), base para as horas na Terra, acompanha de perto a rotação do planeta, adicionando ou retirando segundos conforme necessário. Embora tenha havido uma ligeira desaceleração em 2016, apenas segundos foram adicionados, resultando em um aumento de apenas 0,08 milissegundos na duração do dia em 2023, com tendência a continuar aumentando neste ano.

Compartilhe: