Quatro estabelecimentos da orla de João Pessoa foram flagrados com irregularidades na rede de esgoto nesta segunda-feira (13). Dois deles foram autuados e embargados por despejo irregular, enquanto os outros dois foram notificados. A Sudema, responsável pela ação, não divulgou os nomes dos locais.
A Sudema informou que os locais autuados e embargados são um hotel e um quiosque, e os outros dois são quiosques. Todos os estabelecimentos ficam na praia de Cabo Branco. As irregularidades foram descobertas durante uma operação de fiscalização realizada em conjunto com a Cagepa, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e a Polícia Federal da Paraíba.
Os estabelecimentos autuados estavam lançando esgoto nas galerias pluviais. Os outros dois apresentavam problemas no encanamento, com escoamento direto no solo.
Na sexta-feira (10), outros três estabelecimentos na orla de Cabo Branco foram autuados, sendo um restaurante e dois quiosques. Eles estavam lançando esgoto em galerias pluviais de forma clandestina e sem tratamento, contaminando as praias.
O Portal Pop Notícias fez contato com a Sudema, que informou que não está divulgando os nomes dos estabelecimentos. Ainda assim, foi identificado que um dos restaurante autuado foi o Bar do Cuscuz. O estabelecimento confirmou a autuação e informou que a Sudema deu 20 dias para provar que os resíduos despejados no mar não pertenciam ao restaurante. O restaurante foi multado em R$ 20 mil, enquanto os quiosques receberam multas de R$ 5 mil cada, conforme o porte dos empreendimentos.