Em meio à demanda crescente de fiscalizações contra poluição ambiental na Paraíba, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) tem encontrado irregularidades, emitido autuações e embargos contra estabelecimentos comerciais, restaurantes e hotéis em João Pessoa. Em entrevista ao programa Meio-dia Paraíba, da rádio Pop, o superintendente do órgão ambiental, Marcelo Cavalcanti, declarou a necessidade de ampliação do quadro de servidores, para o reforço das fiscalizações.
Para Marcelo Cavalcanti, uma reestruturação do órgão precisa acontecer, “o órgão foi criado há 40 anos e tem uma estrutura mínima. Por exemplo, são 83 funcionários no quadro que não conseguem dar conta da demanda que a gente tem; vários já se aposentaram, então, a gente tem em torno de 23 pessoas só. Outros funcionários são do Estado e estão à disposição da Sudema“, declarou o gestor.
Marcelo revelou que um projeto de modificação do órgão será apresentado ao governador João Azevêdo (PSB), nos próximos dias. “A gente está montando a reestruturação total do órgão, está na reta final já, eu acho que com mais 60, 90 dias, a gente está com isso montado. Esse trabalho vai ser apresentado à Secretaria de Administração e posteriormente ao governador”, afirmou.
Com o envio da proposta de formulação da Sudema, o superintendente acredita que um concurso público será realizado para diminuir o déficit de servidores no órgão ambiental. “Eu vou aguardar as orientações da possibilidade de se fazer agora, ano que vem, vai depender muito da demanda e da capacidade do Estado“, disse Marcelo Cavalcanti.