A Paraíba encerrou o primeiro trimestre de 2024 com a terceira menor taxa de desocupação da região Nordeste, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice registrado no estado foi de 9,9%.
Comparado ao primeiro trimestre de 2023, houve uma queda de 1,2 pontos percentuais na taxa de desocupação. Em relação ao último trimestre do ano passado, a situação se manteve estável, já que o índice anterior foi de 9,6%.
O IBGE define como desocupadas as pessoas que não estavam trabalhando, mas estavam disponíveis para trabalhar e tomaram alguma providência efetiva para conseguir trabalho nos trinta dias anteriores à semana em que responderam à pesquisa.
No contexto regional, a Paraíba apresentou a terceira menor taxa de desocupação entre os nove estados do Nordeste, ficando atrás apenas do Ceará (8,6%) e do Rio Grande do Norte (9,6%). A taxa de desocupação da Paraíba também ficou abaixo da média da região Nordeste, que permanece acima de dois dígitos, com 11,1%.
Em números absolutos, a população ocupada na Paraíba no primeiro trimestre de 2024 atingiu 1,073 milhão de pessoas, um aumento de 91 mil pessoas em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre os segmentos que mais empregam na Paraíba estão a administração pública (343 mil), comércio e reparação de veículos e peças (309 mil), agricultura (167 mil), informação e comunicação, atividades financeiras e imobiliárias (144 mil), indústria geral (143 mil), e construção (140 mil).