A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores retirou de pauta, nesta segunda-feira (20), a reunião para definir a situação do partido nas eleições municipais em João Pessoa. A reunião desta segunda-feira poderia ter um desfecho em relação à capital, mas, mais uma vez, a discussão foi adiada.
A cúpula petista nacional diverge na definição em João Pessoa. Como não há consenso, eles entendem que a melhor alternativa é construir uma unidade.
O presidente do PT em João Pessoa, Marcus Túlio, explicou ao Portal Pop Notícias que a retirada de pauta justifica o fato de não haver consenso, mas que, apesar da preocupação diante dos adiamentos, seguirá a decisão do partido independente de ter uma candidatura própria ou construir uma aliança.
“Mais uma vez a questão de João Pessoa foi adiada. Nós continuamos aqui aguardando. Tenho comunicado à imprensa e à militância do partido a minha preocupação com o adiamento dessa decisão nos últimos 15 a 20 dias. Acredito que precisamos ter uma decisão o mais rápido possível. Eu disse aos dirigentes nacionais, inclusive à presidente Gleisi, que, na condição de presidente, seguirei a decisão que for tomada acerca da tática eleitoral de João Pessoa. Se for mantida a posição de candidatura própria que a instância local adotou, nós a seguiremos e construiremos essa alternativa. Se, porventura, a tática eleitoral for alterada para uma aliança, caberá a mim, na condição de presidente, construir também a posição da direção nacional nesse sentido”, disse.
Situação do PT em João Pessoa
Na capital, a legenda ainda não decidiu se terá uma candidatura própria ou se deve apoiar a reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP).
Há uma parte dos petistas que defende que o partido tenha uma candidatura própria na capital. Nesse caso, terá que decidir entre os nomes do deputado Luciano Cartaxo e da deputada Cida Ramos, já que ambos estão postulando a pré-candidatura pelo partido, caso sejam escolhidos.
Já outra parcela dos filiados, incluindo o presidente estadual do partido, Jackson Macêdo, defende a tese de apoiar o atual prefeito. Ainda não há uma definição para decidir a definição em João Pessoa.