Search
Close this search box.

Publicidade

Mais de 150 famílias buscam por parentes desaparecidos na PB

Dados são do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos  (Sinalid)

Banco de dados pode contribuir para busca de desaparecidos (Foto: reprodução/MPPB)
Banco de dados pode contribuir para busca de desaparecidos (Foto: reprodução/MPPB)
Compartilhe:

Na Paraíba, 153 famílias enfrentam a angústia do desaparecimento de um parente. Em 4,44% dos casos, crianças de até 11 anos estão longe dos parentes; 11,11% são pré-adolescentes e adolescentes entre 12 e 17 anos; 16,67% possui entre 25 e 30 anos; 11,11% têm entre 31 e 41 anos; 16,67% pessoas entre 41 e 50 anos; 6,67% têm entre 51 e 59 anos e 15,36% são idosos.

Os dados são do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos  (Sinalid), banco de dados nacional para armazenar informações de diferentes lugares.

Continua Depois da Publicidade

Características dos desaparecidos

Gênero e estereótipo – Os dados mostram que 62,23% das pessoas desaparecidas são do sexo masculino e 30,30% são do sexo feminino. Em sua maioria são pessoas pardas, corresponde a 65,52%, seguidas de pessoas brancas, que corresponde 20,19% dos casos, e pessoas pretas, que representam 13,79% dos casos.

Imagem: Reprodução/Relatório Sinalid.

Um dos casos no estado em que a família não tem notícias do parente é o da menina Ana Sophia, 8 anos, desaparecida desde junho de 2023. A Polícia Civil concluiu o caso neste mês, mas o corpo da criança nunca foi encontrado. O crime ocorreu no distrito de Roma, no município de Bananeiras, no Brejo paraibano.

Lei de conscientização

A Paraíba possui a Lei 11.881/2021, que institui a Semana Estadual de Pessoas Desaparecidas, cujo objetivo sensibilizar e orientar pais e familiares para evitar o desaparecimento de crianças, além de realizar ações educativas para dificultar possíveis desaparecimentos. Para 2024, o tema da Semana trouxe uma reflexão: “Entendendo o Plid – Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas: prevenção e cuidado”.

Qual o procedimento no caso do desaparecimento de alguém?

Uma pessoa é considerada desaparecida quando não pode ser localizada nos lugares que costuma frequentar, nem encontrada de qualquer outra forma. Ao constatar o desaparecimento de um familiar ou amigo, compareça imediatamente a uma Delegacia de Polícia ou utilize a Delegacia Online e faça um Boletim de Ocorrência de desaparecimento. O BO é o documento que desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento.

Não é necessário aguardar 24h para registar o desaparecimento e iniciar as buscas. Quanto mais rápido você procurar ajuda, maiores são as chances de reencontro. Inclusive, a Lei Federal nº 11.259/2005 prevê a busca imediata pela criança ou adolescente desaparecido a partir da ocorrência policial.

Além disso, procure outros órgãos públicos que possam auxiliar na busca; descarte a possibilidade de falecimento; procure em hospitais e pronto-socorro e divulgue para a sociedade uma foto recente da pessoa desaparecida.

Como fazer o registro no programa de desaparecidos do estado?

Plid é o Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas do Estado da Paraíba.

O programa realiza o cadastro dos desaparecimentos num banco de dados nacional, que sistematiza e cruza informações provenientes de diversos órgãos, ajudando na busca e localização de pessoas desaparecidas. Além disso, visa fomentar políticas públicas junto aos órgãos que trabalham no enfrentamento ao desaparecimento, a fim de auxiliar na prevenção e solução dos casos.

Para registrar o desaparecimento no Plid preencha o formulário de cadastro (clique AQUI para baixar). É de fundamental importância que o fomulário nos seja encaminhado devidamente preenchido e assinado, acompanhado de uma foto da pessoa desaparecida, com o nome dela no arquivo, através do e-mail [email protected] ou do Protocolo Eletrônico (clique AQUI).

CANAIS DE DENÚNCIAS:

Disque 155

Disque 100

www.delegaciaonline.pb.gov.br

[email protected]

www.mppb.mp.br/protocolo

[email protected]

Compartilhe: