A capital paraibana foi reconhecida como a 4ª melhor capital do Nordeste para se viver no ranking do Índice de Progresso Social (IPS) 2024. Desenvolvido pela organização Social Progress Imperative, o IPS avalia a qualidade de vida com base no desempenho social e ambiental de diversas regiões. No ranking nacional, João Pessoa ocupa a 16ª posição.
Os dados são atualizados desde 2014 e o desempenho é avaliado em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. A Paraíba foi eleita o segundo estado do Nordeste no ranking de qualidade de vida e ficou na 12ª posição em nível nacional.
João Pessoa alcançou resultados destacados nos aspectos de Direitos Individuais, Liberdades de Escolha, Acesso à Educação e Acesso à Informação e Comunicação.
Entretanto, o IPS indica que ainda existem desafios significativos relacionados à Segurança Pessoal, Inclusão Social, Acesso ao Conhecimento Básico e Cuidados Médicos Básicos. Os indicadores destacam especialmente a necessidade de melhorar a Cobertura Vacinal no município, combater o Abandono Escolar no Ensino Fundamental e reduzir a disparidade de gênero na representação da Câmara Municipal.
Dados do Brasil
O Brasil obteve uma pontuação geral de 61,83 no IPS 2024. Entre as dimensões avaliadas, a categoria de Necessidades Humanas Básicas foi a que teve melhor desempenho, com nota 73,58. Por outro lado, o pior resultado foi observado na categoria de Oportunidades, alcançando 44,83 na pontuação geral média.