A partir desta segunda-feira (8), os usuários do Passe Livre podem emitir suas carteirinhas digitalmente. Mas será necessário fazer o novo cadastro no Passe Livre Digital no momento da renovação. O benefício oferece gratuidade em passagens de ônibus interestadual a pessoas de baixa renda com deficiência física, mental, ostomia ou doença renal crônica.
Caso o estudante não seja usuário do Passe Livre, é necessário que faça um cadastro prévio no Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e no Cadastro Único do Governo Federal, juntamente com a inclusão prévia como pessoa com deficiência no Ministério dos Direitos Humanos.
Após cadastros nas plataformas citadas, o estudante deve acessar a página para credenciamento do Passe Livre Digital.
Não há mais análise do cadastro. Após a emissão, a credencial pode ser apresentada em arquivo digital ou impressa.
Têm direito ao benefício pessoas com deficiência, comprovadamente carentes.
Benefícios do Passe Livre Digital
– Após o credenciamento, a emissão é imediata. Não há mais análise do cadastro.
– A credencial pode ser apresentada de forma impressa (papel comum) ou em arquivo digital.
– A credencial será lida por um QR Code presente no documento.
– Se já é um beneficiário antigo, não precisa mais reenviar a documentação no momento da renovação. Basta se credenciar pelo novo procedimento digital.
– Após o cadastro no Passe Livre Digital, a credencial não terá mais prazo de validade. Ela será válida enquanto o usuário continuar a preencher os requisitos para ter direito ao benefício.
– Desburocratização: o acompanhante não precisa mais de cadastro! Basta o beneficiário indicar o acompanhante no momento da compra do bilhete.