A sensação que a leitura nos traz é satisfatória, relaxa e nos apetece para outras leituras. Mas se tem algo que deixa esse hábito ainda melhor é encontrar outro leitor que leu o mesmo livro para que, juntos, possam discutir sobre a obra, o autor, personagens.
Não é exagero dizer que a alegria de um leitor é encontrar outro. Quem nunca se flagrou olhando para as leituras alheias, a fim de reconhecer um ou outro livro que também já leu? Quem sabe, assim, abrir um diálogo sobre a leitura.
Eu, particularmente, amo ouvir as impressões de outros leitores sobre os livros que li ou que pretendo ler (sem spoiler, claro). Acho uma conversa prazerosa, que desperta mais e mais vontade de ler e, como não poderia deixar de ser, conhecimento.
Essa troca entre leitores é enriquecedora, até mesmo porque o outro pode ter uma interpretação diferente da que tivemos; pode perceber algo que nos passou despercebido; ter encontrado detalhes que nos fugiram aos olhos ou ao coração.
É essa socialização que nos permite, também, descobrir novos autores e ampliar nossas possibilidades de leitura, inclusive clássicos. Isso mesmo, clássicos. Não é porque a gente escuta falar nos clássicos que a gente os lê. Muitas vezes, precisamos de uma indicação para que possamos iniciar.
Enfim, estou com várias leituras em andamento, e já animada para encontrar leitores em comum para discutirmos e indicarmos novos livros. Leitores assíduos sabem, nossa lista não para de crescer. Ainda bem!