A campanha política propriamente dita, com a divulgação dos números que vão para a urna e o pedido de votos, só estará autorizada a partir desta sexta-feira (16), mas em Campina Grande, o pontapé inicial foi dado na noite desta quarta-feira (14). Os seis candidatos estiveram frente a frente no primeiro debate televisivo.
Promovido pelo Sistema Arapuan de Comunicação, o debate aconteceu no teatro de Sesc Centro, ao lado do viaduto, na avenida Giló Guedes (avenida Canal). Todos os candidatos participaram: Nelson Junior (PSOL), Jhony Bezerra (PSB), Artur Bolinha (Novo), Bruno Cunha Lima (UB), André Ribeiro (PDT) e Inácio Falcão (PCdoB).
O mediador foi o jornalista Luis Torres. Com a permissão da direção, o debate aconteceu com um público “in loco”, formado por cerca de 250 jornalistas, convidados e assessores dos postulantes.
O confronto foi marcado por embates, sendo o alvo principal, como esperado, com endereço certo: o prefeito Bruno Cunha Lima (UB), até mesmo pelo fato do gestor ser candidato à reeleição e liderar as pesquisas de intenção de votos.
O cenário até incomodou o prefeito, que por algumas vezes acusou os concorrentes de terem combinado a situação. As perguntas, questionamentos e denúncias exploradas quase todas nas áreas de saúde, educação e geração de empregos.
Dos cinco opositores, apenas Artur Bolinha pegou leve com Bruno. Inclusive, foi acusado por Inácio Falcão de atuar no debate em dupla com Cunha Lima. Artur retrucou e disse que não tem conluio com ninguém.
O embate mais acirrado, no entanto, aconteceu entre Bruno e Jhony Bezerra. E o tema foco não poderia ser outro, com torpedos de ambos os lados: a situação da saúde no município.
O presidente Lula (PT), pouco foi citado por Nelson Júnior e Inácio Falcão, de quem são aliados. Com relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também pouco lembrado, foi mencionado por Artur como o grande responsável pela sua candidatura. Bolsonaro teria solicitado e incentivado que o empresário entrasse na disputa.
André Ribeiro teve uma participação ativa; apresentou muitas propostas. E questionou muito o prefeito com relação à falta de planejamento da gestão como forma de melhorar os serviços à população.
SABATINA NA POP
A partir da próxima segunda-feira, os candidatos terão nova oportunidade para apresentação das propostas aos eleitores campinenses. A Rádio POP Cariri e o Portal POP Notícias realizarão uma série de entrevistas.
Conforme sorteio e diálogo com representantes dos seis candidatos, juntamente com a comissão organizadora, as sabatinas acontecerão nos próximos dias 19, 20, 21, 23, 26 e 27, das 16h30 às 18h00.
O primeiro a ser entrevistado será o prefeito Bruno Cunha Lima (UB), que é candidato à reeleição, na segunda-feira (19). Na terça-feira (20) será a vez de Inácio Falcão (PCdoB); na quarta (21), Nelson Júnior (PSOL); na sexta (23), Artur Bolinha (Novo); na segunda-feira (26), André Ribeiro (PDT) e, por último, na terça (27), o candidato Jhony Bezerra (PSB).