Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm até esta quarta-feira (21) para apresentar recursos contra as questões da prova objetiva ou o gabarito preliminar divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A solicitação deve ser feita online, por meio da Área do Candidato no portal Gov.br, usando o CPF e senha cadastrados.
De acordo com o edital, não serão aceitos recursos enviados por outros meios, como correio ou e-mail, e é necessário que o pedido seja devidamente fundamentado. Caso haja qualquer identificação do candidato no recurso, ele será indeferido. Falhas técnicas são de responsabilidade dos candidatos.
A divulgação dos recursos aceitos ocorrerá em conjunto com os resultados finais das provas objetivas, previstos para 8 de outubro. Questões anuladas terão os pontos atribuídos a todos os candidatos.
Além da prova objetiva, os candidatos também poderão entrar com recursos relacionados à prova discursiva, títulos acadêmicos e cotas.
Prova discursiva e títulos
A imagem corrigida da prova discursiva estará disponível em 8 de outubro, sendo possível solicitar revisão nos dias 8 e 9 de outubro. O resultado dos recursos será divulgado em 17 de outubro.
Já os recursos sobre a avaliação de títulos poderão ser feitos nos dias 4 e 5 de novembro, com os resultados sendo publicados em 19 de novembro. A banca examinadora será a última instância para esse tipo de recurso.
Cotas
Os resultados preliminares da verificação de autodeclaração de cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência serão divulgados em 13 de novembro. Candidatos que discordarem poderão entrar com recurso nos dias 13 e 14 de novembro. Após análise, os resultados finais serão divulgados em 21 de novembro, encerrando o processo.