O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), requisitou escolta armada para o deputado Walber Virgolino (PL), candidato a prefeito de Cabedelo, na Grande João Pessoa. A solicitação foi encaminhada à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal através de documentos oficiais.
O pedido ocorre depois que Walber e sua família receberam ameaças durante a campanha em comunidades locais. “Segundo o relato do parlamentar, as ameaças têm sido frequentes e se agravaram recentemente, ameaçando a segurança pessoal do deputado estadual e candidato, bem como de sua família. O objetivo dessas ameaças é suprimir a liberdade de expressão e o processo democrático, buscando intimidar e influenciar o resultado das eleições”, explicou Galdino em documento dirigido à superintendente da PF, Cristiane Corrêa Machado, e ao chefe do MPF, Bruno Galvão Paiva.
No mesmo documento, Adriano também fez um apelo ao governador João Azevêdo (PSB), ao secretário de Segurança, Jean Nunes; ao comandante da PM, Sérgio Fonseca, e ao delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, André Rabelo, para que tomem conhecimento da situação.
Caso aprovada, a escolta armada deverá ser fornecida imediatamente pelas forças de segurança estaduais, com a duração até o término das eleições, no dia 6 de outubro.
Informações dão conta das ameaças de criminosos nas comunidades de João Pessoa e cidades da região. Grupos ameaçam quem faz campanha nos bairros carentes dominados por facções sem a permissão dos líderes.